Projeto LIFE

LIFE vertical

O LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores é um programa da CAPES que fomenta a criação de espaços, estruturas e recursos para a formação docente em instituições públicas de educação superior. A UFSC foi contemplada através do Edital 067/2013 para constituir seu LIFE.

objetivo geral do LIFE-UFSC é constituir um espaço articulado para a formação docente numa perspectiva interdisciplinar, tendo como ponto de articulação os estágios curriculares desenvolvidos junto à Educação Básica da UFSC e como temáticas de convergência a sensibilização estética e diversidade e a inclusão educacional numa perspectiva ampliada.

Tem ainda os seguintes objetivos específicos:

a) Proporcionar, através de um espaço de articulação institucional, a formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura da UFSC, tendo como elemento de convergência a preparação, via estágios e práticas pedagógicas curriculares (PCC), para lidar com a educação plenamente inclusiva.

b) Criar condições para, no espaço de um laboratório interdisciplinar, aglutinar boas práticas relativas a:

1) desenvolvimento, criação, adaptação ou vivência de metodologias voltadas a aprimorar a aprendizagem escolar;

2) atendimento a necessidades específicas de ensino/aprendizagem estudantes da educação básica;

3) formação de professores para a educação básica;

4) articulação interdisciplinar para o aprimoramento e valorização da formação profissional de docentes; e

5) efetiva integração entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da formação docente, tanto da educação básica, quanto da ensino superior.

c) Proporcionar um ambiente de aprendizagem plural, pautado numa relação sistêmica, colaborativa, articulada e não hierarquizada entre:

1) universidade e educação básica;

2) os distintos atores participantes desse processo; e

3) os diferentes campos e áreas de conhecimento atuantes neste contexto.

d) Estimular a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais em diferentes cursos de licenciatura através de uma relação articulada entre eles nos espaços de convergência constituídos no projeto/laboratório;

e) Promover o domínio e o uso das novas linguagens e tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de licenciatura através do estímulo ao desenvolvimento, produção, divulgação, circulação e aplicação de tais linguagens e tecnologias por parte de estudantes e professores de cursos de licenciatura e de professores da educação básica.

f) Permitir o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento coletivo de práticas e metodologias considerando o conhecimento de diferentes disciplinas, por meio da construção de referências teóricas e empíricas voltadas a aprimorar o entendimento e o atendimento às necessidades singulares de aprendizagem implicadas em uma formação de educadores na/para a diversidade e inclusão;

g) Promover a criação de um Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da UFSC, uma combinação de central de recursos teóricos, metodológicos, tecnológicos e bibliográficos e de laboratório de apoio à aprendizagem e ao acolhimento da diversidade, voltado ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvam os alunos das escolas públicas de educação básica, os licenciandos e os professores dos programas de formação da UFSC;

h) Promover a valorização dos cursos de licenciatura ao efetivar uma relação protagônica do educador em formação na produção teórica e metodológica que contribua para a constituição de uma relação ressignificada entre campos e áreas de conhecimento.

O LIFE-UFSC vem se constituindo por um conjunto de espaços educativos dentro da estrutura física das escolas de Educação Básica da UFSC – Colégio de Aplicação (CA) e Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), caracterizados pelo:

1. Desenvolvimento de ações integradas e interdisciplinares entre cursos de licenciatura e educação básica, através de temáticas potencializadoras de convergência entre os atores da formação;

2. Estudo e construção de proposições teórico-metodológicas voltadas ao atendimento de  necessidades específicas de ensino/aprendizagem de estudantes;

3. Compartilhamento e potencialização de recursos com vistas a uma sólida formação de caráter interdisciplinar, solidário, plural e socialmente relevante, envolvendo estudantes e professores de cursos de licenciatura e da educação básica, bem como de participantes de programas institucionais tais como PIBID, PIBIC, OBEDUC;

4. Apoio integral de pessoal técnico especializado (psicólogas, pedagogas, assistentes sociais, fonoaudióloga, arte-educadoras), plenamente inserido na concepção e implementação do laboratório, com vistas ao adequado assessoramento em questões relativas ao acolhimento da diversidade, da pluralidade estética e da inclusão.