Usos de Sobras

   USOS DE SOBRAS

NOME: Prof. Giandrea

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: Potes plásticos tipo Herbalife

RELATO: Fixação de rótulo com desenhos das crianças com objetivo de servir de pote para colocar o presente de aniversário coletivo.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA:

DSC04557 DSC04558

NOME: Técnica Admnistrativo em Educação Sandra Costa e Prof. Eloisa

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: papéis diversos

RELATO: Criação de Kits de papéis diversos para uso em sala de aula com as crianças

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

IMG-20160629-WA0005 IMG-20160629-WA0006 IMG-20160629-WA0007

 

NOME: Técnica em Assuntos Educacionais Vânia Volpato

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: Tiras de malha em rolo

RELATO: Rede de apoio de bolas preso ao fio de aço para Sala de Desafios do NDI

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

IMG_20160707_152155264 IMG_20160707_152230120 IMG_20160707_163731910 IMG_20160707_163741474

NOME: Prof. Rúbia

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: Pinhas, blocos de madeira, bobinas, cilindro de metal e argolas

RELATO: Confecção de um cesto com objetos variados

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

adasd dadsa dasda

NOME: Prof. Nina

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: Cordão de Malha

RELATO: Utilizamos o cordão para pendurar cartazes, fotos e poesias do Manoel de Barros. As crianças puderam experienciar diferentes alturas e movimentos, pois o material é flexível e permitiu grande interação.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

 P1080590P1080591P1080589P1080588

 

NOME: Prof. Nina

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: 2 cilindros de madeira, 1 cilindro de metal e 1 rolo de papel toalha

RELATO: Utilizamos este material para brincar com a massinha. As vezes usamos como rolo, as vezes usamos a parte aberta do cilindro de ferro para cortar a massinha em formas circulares (segundo as crianças são biscoitos).

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

P1080592 P1080593 P1080594 P1080595

NOME: Prof. Débora Peixe

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: novelos de lã coloridos, tecidos, papéis

RELATO: Fada do Bosque Encantado

Por meio da contribuição do Projeto Sobras de Arte, reunimos retalhos de tecido, tiras de pano de várias cores e elementos da natureza (galhos e folhas secas do bosque) para criarmos fadas da Natureza. O objetivo desta atividade foi o de possibilitar, por intermédio de experiências envolvendo a imaginação e de faz de conta com personagens que povoam o imaginário das crianças (fadas, bruxas, etc.), momentos de criação com uso de diferentes suportes advindos do Projeto Sobras de Arte (tecidos, papéis, cola e tesoura, giz de cera, lápis de cor, tinta, etc.) e elementos da Natureza. As crianças do 5B vespertino ouviram histórias de fadas e, com diferentes suportes, criaram pequeninas fadas esvoaçantes e coloridas. Viram suas fadas voando pela sala, acompanhando o movimento do ventinho que entrava pela janela. Para sua surpresa, ao se aproximarem da janela, avistaram uma linda e encantadora fada no bosque encantado (o bosque da Botânica é a bela vista da sala). Muitos desenhos e pinturas registraram este mágico encontro com a fada!

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

IMG_9240 IMG_9241 IMG_9248 IMG_9583

 

NOME: Prof. Giandrea

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: Botões, fita e lacinhos

RELATO: Objetivo era de decorar sacola de presente de aniversário coletivo.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

20160520_153840

NOME: Prof Ingrid e Carol – Docentes NDI

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL UTILIZADO: 3 pedaços de pano de malha

RELATO:  O grupo 4 foi convidado para participar  de uma contação de história na sala do Grupo 5A. Ao chegarmos lá nos deparamos com um labirinto de tecidos, alguns que as famílias trouxeram e outros que foram pegos no projeto Sobras de Arte, pendurados e espalhados pela sala. Sentamos nos tapetes e ouvimos a história da princesa japonesa Aiko. Para a nossa surpresa ao final da história recebemos a visita de uma pessoa que foi se aproximando devagar passando pelo labirinto de tecidos escondida atrás de um guarda-chuva amarelo, aos poucos conseguimos ver seus pés, suas mãos e seu rosto até descobrirmos que era a princesa Aiko, em carne e osso. Após conversarmos sobre algumas curiosidades do Japão, a princesa entregou um pouco de pó de arroz para que a gente pudesse pintar os rostos de branco igual ao dela. Também, passou batom vermelho em nossas bocas e nos ensinou a andar e a dançar igual a uma gueixa. Ao se despedir, a princesa Aiko disse que iria convidar o Samurai para vir do Japão até o NDI e fazer uma visita para a gente.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA:

carol3 ingrid carol ingrid

NOME: Elisangela Fraga Machado

INSTITUIÇÃO: Estagiárias da Creche Municipal Waldemar da Silva FIlho

MATERIAL UTILIZADO: Sobras de malha, pedaços de madeira e CD’s para volante de carro

RELATO: A proposta tinha por objetivo proporcionar às crianças o faz de  conta, a imitação, a criação, bem como a realização, pelas crianças, de ações que são próprias da vida real dos adultos.

Materiais: carros feitos de papelão, sinais de transito, garrafa pet para dar sustentação aos sinais, malha para demarcar o circuito, pedados de madeira para prender a malha.

Desenvolvimento: Organizar o espaço do parque, demarcando o chão, com a madeira e a malha, de modo a desenhar um circuito de pista de carros. Dispor os carrinhos pelo circuito. Organizar as crianças em número igual ao dos carrinhos e combinar o número de voltas que cada um dará (sugestão: duas voltas) para que todos possam brincar. Esse número de voltas pode se modificar conforme julgarmos necessário.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

12 jul - integração no parque (9)12 jul - integração no parque (7) 12 jul - integração no parque (5) 12 jul - integração no parque (4) 12 jul - integração no parque (3) 12 jul - integração no parque (2)

Nome: Rubia Vanessa Vicente Demetrio

Instituição: NDI/UFSC

Atividade: Confecção de garrafas sensoriais e suportes para poemas do Manoel de Barros.

Material: Garrafas de 500 ml ou 250 ml; botões; chaves; pedra; potes de shake; tampas de diferentes tamanhos.

Relato: Garrafas Sensoriais: Construí garrafas para que os bebês brinquem e explorem esse material de diferentes formas, já nos primeiros dias que disponibilizei esses materiais, percebi o envolvimento dos bebês, a principal brincadeira foi balançar as garrafas para observar os elementos (botões, água, papéis, gliter, lantejoulas) de mexendo dentro do recipiente. Algumas crianças brincaram de selecionar ou empilhar as garrafas em cestos, envolvidos em uma ação de colocar em cestos e retirar, repetindo diversas vezes.

Suportes para poemas: Confeccionamos tampas e potes com poemas do Manoel de Barros para povoar os espaços do NDI com os poemas, a ideia de escolher alguns lugares em parceria com as crianças para fixar esses poemas.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA


IMAGEM RUBIA RUBIA

NOME: Cleci Vera Schenkel

INSTITUIÇÃO: Docente NDI

MATERIAL RETIRADO: Cabelinhos, lã, tecido

RELATO: Foi utilizado o material para desenvolver a imaginação através da criação de personagens fantoches.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

20160406_102403 20160406_102352 20160406_102343 (1)

NOME: Ana Paula Minuzzi e Camila Lima

INSTITUIÇÃO: Técnica do NDI – Área da saúde.

MATERIAL RETIRADO: Fio de lã

RELATO: Atividade educativa do Projeto Saúde e Bem-estar com o grupo 4 vesp. O material foi usado para corresponder a soma das alturas das crianças.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

20160414_151820_resized 20160414_151140_resized

NOME: Carolina Spinelli

INSTITUIÇÃO: Docente NDI

MATERIAL RETIRADO: Tecido de malha Verde

RELATO: Criação de várias brincadeiras, tais como: interpretar papéis sociais de família (mãe, pai, irmãos, tias, filhos, bebês); salão de beleza; dormir; esconder; casinha; construção, contribuindo para ampliar as possibilidade de imaginação, interação e aprendizagem das crianças.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

12962493_10206559732693841_805836606_o 12991874_10206559718213479_1004143518_o

NOME: Docentes, TAEs e terceirizados do NDI

INSTITUIÇÃO: NDI

MATERIAL RETIRADO: Tecido de malha azul

RELATO: Cobertura da estrutura do ônibus de madeira do NDI.  Desta vez, o foco da nossa intervenção foi a capota do ônibus, para isto utilizamos tubos de PVC que tínhamos disponível no NDI ( o que havia sobrado da antiga PEToca) para estrutura da capota e usamos também um pedaço de pano que o Projeto Sobras viabilizou para a cobertura. Este brinquedo foi construído pelas crianças, professores sob a coordenação do Projeto de educação física.Na proposta primaria o onibus contava com sinaleiras, antena, teclado de um PC( computador de bordo rss), retrovisores e outros apetrechos inerentes a um veículo automotor. A proposta foi articulada entre vários colegas de trabalho (Ventura, Rubens, Vania Broering ,Vania Volpato, Elô, Virginia e Giba) depois de vários planos e sugestões fomos construindo essa belissima capota deste brinquedo que hoje faz parte do universo imaginario das crianças da nossa Instituição.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

IMG_20160513_140048537_HDRIMG_20160513_140030323

NOME: Vania Volpato Goulart

INSTITUIÇÃO: Técnica do NDI

MATERIAL RETIRADO: Tecido em malha estampada (azul escuro)

RELATO: Cobertura do quadro da bernúncia até a inauguração

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

IMG_20160513_140125315 IMG-20160513-WA0005

NOME: Ana Paula Minuzzi e Camila Santos P. Lima

INSTITUIÇÃO: Técnica do NDI – Área da saúde.

MATERIAL RETIRADO: Cordão bordado

RELATO: Material usado em uma atividade sobre o trajeto dos alimentos, onde simulamos que o pedaço de tecido era o intestino.

IMAGENS DA ATIVIDADE REALIZADA

 IMG_2542

 

MOSAICO DA BERNUNÇA DO NDI

USO DO ESPAÇO, EQUIPE E MATERIAIS DO PROJETO SOBRAS.

A confecção do mosaico foi um trabalho feito com muitas mãos, contando com a parceria dos profissionais do NDI. Foi pensado para representar a ideia da construção coletiva de equipe. Partiu-se do desenho da capa do CD do Boi-de-Mamão que foi elaborado por uma criança do NDI no ano de 2002.

O trabalho contou com a participação do Projeto Sobras, por meio de sua equipe e do uso de sua sala para elaboração do mosaico.

Num período de aproximadamente um mês foi desenvolvido o projeto que possibilitou a participação de docentes, TAEs, estagiários e visitantes que deixaram suas marcas colando pequenas pecinhas de azulejos.

1 2 3 4 57 6  8 9  11 12